segunda-feira, 10 de outubro de 2011

RPG - Dungeons & Dragons



Agora que eu paro pra pensar,os RPGistas que leram minha postagem anterior devem ter ficado furiosos por eu ter postado Tormenta antes de postar Dungeons & Dragons.E com razão,devo dizer.Desde o começo,Tormenta foi criado como um mundo de Dungeons & Dragons,e,sendo este o primeiro RPG de todos,certamente deveria ter tido um destaque melhor.


Não tenho justificativas e apresento minhas desculpas.Tudo que posso dizer é: em casa de ferreiro,espeto É DE FERRO,SIM SENHOR.

Porém,agora eu venho apresentar a vocês o lendário Dungeons & Dragons (ou D&D,pros mais chegados ou preguiçosos).

Certamente todos já ouviram falar de D&D,direta ou indiretamente.O exemplo mais claro disso é o desenho “A Caverna do Dragão” (que,certamente,merecerá um espaço aqui no futuro),que foi feito baseado no jogo,e foi feito em uma época em que as animações e o RPG sofriam uma forte repressão.

Como todo Otaku bem sabe,as pessoas costumam rejeitar ou odiar aquilo que não conhecem.Animes com referências místicas são acusados de reverenciar o demônio,cards com figuras de monstros são chamados de satânicos,e com o RPG isso não é diferente.Eu diria que é até pior do que os exemplos citados.Afinal,se um pai ignorante vê o filho jogando dados estranhos de muitas faces,lendo livros cheios de ilustrações de dragões,e jogando com personagens que dizem cultuar deuses do qual ele nunca ouviu falar,o que ele vai pensar?

Certamente vai pensar o pior.E,em vez de procurar conhecer mais,provavelmente se deixará levar pelo preconceito.

Por causa disso,o desenho Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons nos EUA) sofria forte repressão,tanto que não há nenhuma referência a clérigos ou druidas,apesar de serem parte das onze classes básicas de D&D.Pois,na época,o RPG era considerado “propagador de práticas ocultistas”,e não seria uma boa ideia dar à mídia uma arma (referência a deuses) para prejudicar o povo RPGista.


Bom,mas voltemos ao assunto principal.

Dungeons & Dragons (traduzindo,Masmorras e Dragões) foi o primeiro RPG registrado oficialmente,criado por Gary Gygax e Dave Arneson em 1974.Foi inspirado no universo de Tolkien,a fantasia medieval de O Senhor dos Anéis,o que se comprova pela presença de elfos,orcs,goblins,hobbits (aqui chamados de halflings) entre diversos outros elementos que combinam a natureza épica e mágica das aventura de Tolkien.

D&D é o RPG mais popular do mundo,e já teve 4 versões.A primeira,D&D,foi um jogo baseado em um jogo de miniaturas,que se tornou um tipo de peça de teatro improvisada,com os jogadores interpretando os papéis de seus personagens.Nessa época,as coisas eram mais limitadas no quesito construção de personagem.Os personagens podiam ser apenas guerreiros,clérigos,magos,ladinos (todos humanos),anões (guerreiros),elfos (meio guerreiros,meio magos) e halflings (ladinos).Não podia-se fazer combinações diferentes,que poderiam ser divertidas para os jogadores.

Apenas com o AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) isso mudou.Raças e classes foram separadas,de modo que pudessem ser feitas combinações diferentes (porém,haviam diversas limitações:.As regras,também,sofreram algumas modificações que tornaram o jogo mais complexo.Elementos diversos foram surgindo,como os gnomos e os drow (elfos negros).

Além disso,o jogo foi abrangendo diversos temas,diferentes da fantasia medieval,como Super-Heróis,Ficção Científica e a cultura Cyberpunk.Foram surgindo os cenários específicos para AD&D,como Forgotten Realms,que abrangia a fantasia medieval mais clássica doD&D;Al-Qadim,semelhantes ao cenário de As Mil E Uma Noites;Ravenloft,muito mais sombrio do que o D&D tradicional;entre muitos outros.

Depois,veio D&D 3ª Edição,que veio junto com uma licença especial chamada de Open Game License.Essa licença fazia com que as regras de D&D fossem abertas para que qualquer pessoa usasse.Isso abriu portas para muitos autores,e muitos novos produtos direcionados aos fãs de D&D surgiram (entre os quais se inclui muitos suplementos oficiais de Tormenta).
Depois,foi lançada a 4ª Edição.Porém,essa nova edição não agradou inteiramente o público RPGista,pois muitas mudanças desagradáveis ocorreram.O jogo deixou um pouco de lado seu teor de interpretação,se focando grandemente em combates.Muitas raças muito queridas desapareceram ou foram modificadas radicalmente,como os elfos,que perdem sua ligação com a magia,se tornando agora mais selvagens,quase bárbaros.Agora,as miniaturas são essenciais para o jogo,o que aumenta em grande parte seu preço e acessibilidade.Tanto que,agora,nota-se um fato: D&D,que sempre foi o líder dos RPGs,sem rivais à altura,agora tem um rival à altura: Pathfinder RPG.
Além disso,a Open Game License não existe para 4E,então muitos ainda preferem ficar ao lado da boa e velha 3ª Edição.
Bom,isso é o lado histórico da coisa.Mas,agora,o essencial: Por que jogar D&D?
Bem,é um FATO que todo RPGista que já passou do estado de novato já jogou D&D na vida,ou qualquer jogo com a temática parecida.Mesmo os que preferem jogos sombrios como Vampiro,Lobisomem e Mago com toda a certeza já jogaram,mesmo que tenha sido para odiarem posteriormente.

Em D&D,você tem um multiverso a seu alcance.A matéria anterior,sobre Tormenta,falava de apenas um universo de D&D.E,ainda assim,foi uma matéria curta,se comparado a tudo que existe para se contar.Se eu fosse escrever tudo sobre todos os universos de D&D,eu passaria anos em postagens com essa única temática no blog (na verdade,não seria uma má ideia...gostaria de fazer isso,se tivesse dinheiro suficiente pra comprar todos os livros de todos os universos de D&D...).
Forgotten Realms,Ravenloft,Al-Qadin,Dragonlance,Eberron,Reinos de Ferro,entre muitos outros universos permitem que jogador e Mestre se divirtam sem limitações.
Além disso,quem nunca sonhou em derrotar uma dragão e salvar uma princesa elfa com Carisma 18?
D&D fornece muitas opções,para todo tipo de jogador.Mesmo os jogadores sombrios de Vampiro provavelmente se sentiriam em casa ao jogar no universo de horror de Ravenloft.Os sem muita paciência podem desde invadir masmorras,quebrar orcs,matar um dragão e conseguir armas mágicas para reiniciar esse ciclo,sempre se divertindo (tal prática tem o nome de hack n' slash,ou seja,atacar,pilhar e destruir).Os que gostam de histórias épicas como Rei Arthur,O Senhor dos Anéis e Eragon vão ter muito material para eles mesmos salvarem seu mundo e viverem em jornada.
D&D é igual pavê (seguindo pelo raciocínio do Burro Falante,do Shrek).Todo mundo gosta.Não consigo imaginar alguém falando “Hein,vamos jogar D&D?” e a pessoa responder “Não,não gosto de D&D,D&D é tosco!”.
Porém,mesmo que alguém não goste de D&D,tem quase a obrigação de conhecê-lo.Sem ele,não existiriam os outros RPGs.
Bom,adeus e boa matança de dragões pra vocês!!

ONDE COMPRAR
Livros de D&D Edição 3.5:
DESTAQUE PARA:
Livro do Jogador:
Livro do Mestre:
Livro dos Monstros:
Forgotten Realms:
Ravenloft:
Dragonlance:






Um comentário:

  1. d&d foi o primeiro jogo de rpg que joguei, recomendado por meus amigos quando ainda era novato em rpg agora sou fã de ad&d e gurp

    ResponderExcluir