quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tormenta RPG - Deuses Gregos em Arton


Saudações,aventureiros leitores do Bardo Maldito (será que ainda tem algum?)!Espero que tenham conseguido um nível ou dois desde a última matéria (se bem que,com todo esse tempo,é possível que tenham começado uma campanha e já chegado a nível épico,mas enfim...).
Antes de continuar com a matéria de hoje,devo dizer que lamento muito ter ficado tanto tempo sem postar nada (e também tenho certeza que pelo menos metade de vocês desistiu pra sempre de ler esse blog depois da história do Cavaleiro Preto do Cavalo Preto e Branco...).Estou sem internet em casa,então não tenho sido capaz de entrar com frequência.
Já estou com uma matéria pronta há uns quatro meses,com toda a parte escrita pronta,mas ainda não postei por uma razão muito simples: essa matéria é a apresentação de uma nova Classe de Prestígio para Tormenta RPG,de criação 100% minha.Acontece que,por ser de total criação minha,não consigo encontrar imagens na internet pra ilustrar a matéria.Então,estou fazendo desenhos próprios e pedindo pra amigos desenhistas colaborarem com desenhos para ilustrar a matéria.
Talvez ainda demore um pouco,mas até que isso seja feito,deixo aqui com vocês uma inspiração repentina que me surgiu: deuses gregos para Tormenta RPG.

 Quando você leu o que está escrito acima,talvez tenha ficado surpreso.Afinal,deuses gregos em Arton seria algo,no mínimo,inusitado.Os deuses de Arton são muito mais poderosos que Zeus,Atena e cia.Porém,se você observar bem,os deuses podem ser,muitas vezes,a mesma entidade,mas conhecida por nome e forma diferentes em lugares diferentes.Em Arton,por exemplo,podemos citar Ragnar,Deus da Morte e dos Goblinóides,que é conhecido em muitos lugares como Leen;Allihanna e Megalokk,respectivamente a Deusa da Natureza e o Deus dos Monstros,que são conhecidos como Dama Altiva e Indomável nos reinos de Moreania;e Tauron,Deus da Força e da Coragem,que era conhecido como Divina Serpente até um contato mais profundo com os minotauros de Tapista.
Então,muitos deuses gregos possuem seus iguais em Arton,fazendo com que seus servos possam manifestar poderes divinos.Na Grécia Antiga (também denominada Hélade),mesmo nas lendas épicas,raramente os sacerdotes manifestavam algum poder avançado,deixando as façanhas para os heróis e semideuses.Portanto,a menos que seu Mestre decida fazer uma campanha misturando D&D com a Grécia Antiga (o que seria uma ideia genial,em minha opinião),os poderes mostrados aqui estão disponíveis apenas para personagens gregos que acabam transportados para Arton (o que é menos estranho do que soa,pois Arton vive recebendo viajantes de outros Planos).Ou seja,é como se o sacerdote grego descobrisse o quanto ele pode conseguir com sua fé apenas depois de transportado para Arton.
Alguns deuses gregos possuem equivalentes em Arton dentre os vinte deuses do Panteão.Porém,muitos deles são apenas deuses menores em Arton,ou até mesmo completamente inexistentes,dependendo da escolha do Mestre.
Sem mais delongas,aqui vai.Eu tentei converter a maioria dos deuses de Arton,mas acabei deixando de fora Hefestos,Héstia,Hades e Deméter,por não achar uma equivalência a eles.Peço desculpas por isso,mas todos os outros estão aqui:

ZEUS/JÚPITER
Líder dos Deuses

Zeus é o líder dos deuses gregos,reinando supremo sobre todos eles,e tomando a decisão final nos atos que regem o mundo.Por esse seu lado,é possível que Zeus seja uma outra face de Khalmyr,Deus da Justiça.Porém,isso não é completamente certo,pois sua filha Atena,Deusa da Sabedoria,possivelmente se enquadraria muito melhor nesse papel.
Porém,podemos afirmar que Zeus,se for cultuado em Arton,será uma múltipla face de Khalmyr,ou talvez um Deus Menor dos Raios,sua arma mais letal e mortífera.
Tendência: Leal e Bom
Domínios: Bem,Ordem,Proteção,Ar,Força
Zeus era o filho mais novo de Cronos,Deus do Tempo,que,para evitar uma profecia que ditava que seu reinado acabaria quando seu filho o destronasse,devorava todos os seus filhos assim que nascessem.Porém,sua mãe Réia deu uma pedra envolta em cobertores para o marido comer,e confiou o filho aos dáctilos,seres fantásticos que cuidaram do bebê até que atingisse idade adulta.
Uma vez crescido,Zeus deu ao pai Cronos uma beberagem que o fez vomitar seus cinco irmãos: Héstia,Deméter,Hera,Poseidon e Hades.Então,após destronar o pai,assumiu o comando dos deuses da Hélade.Casou-se com sua irmã Hera pouco após isso.
Zeus usa os raios como arma,e os antigos gregos acreditavam que as tempestades eram mostras de sua fúria.Como líder dos deuses,a palavra final sobre tudo e todos cabe exclusivamente a ele.
Um clérigo de Zeus provavelmente não teria a modéstia característica de um servo da justiça,sendo muito mais próximo do orgulho desmedido dos anões,se vangloriando por seu deus ser o mais poderoso de todos.

HERA/JUNO
Deusa do Casamento e da Família
Como Zeus,Hera não possui um equivalente perfeito em Arton.O mais próximo que podemos encontrar é Tenebra,que,como Hera,é uma mulher poderosa,independente e vingativa,implacável com aqueles que ameaçam o que é de seu domínio.Porém,como Deusa das Trevas,talvez Tenebra se aplicasse mais a Perséfone,Rainha do Inferno e esposa de Hades,embora a personalidade seja muito mais parecida com Hera.Além disso,Hera é esposa de Zeus,enquanto Tenebra,na mitologia dos anões,é esposa de Khalmyr,tendo os dois gerado a raça anã.
Tendência: Neutra
Domínios: Proteção,Terra,Bem
Hera,como seus irmãos,foi devorada pelo pai Cronos assim que nasceu.Porém,após ser salva por seu irmão Zeus,foi seduzida pelo mesmo,de modo que se casaram.Hera é patrona da família e do casamento,e normalmente é ligada ao papel de mulher adulta e madura,normalmente submissa ao marido,mas também poderosa e independente de seu próprio jeito.
As vinganças de Hera contra as amantes de seu marido Zeus são lendárias,geralmente culminando em morte ou tragédia.Não mede esforços para punir aqueles que se opõem a ela (no caso,aquelas que se relacionam com seu marido Zeus,e os frutos de tais relações),como ficou claro com as doze tarefas que fez com que Hércules (ou Herácles),filho de Zeus com Alcmena,cumprisse,incluindo a matança do Leão de Neméia,a Hidra de Lerna e a captura do próprio Cerberus,o cão de três cabeças do inferno.
Uma clériga de Hera (como representante dos ideais femininos,seria difícil encontrar um sacerdote de Hera do sexo masculino) dificilmente sairia em aventuras.Provavelmente seriam donas de casa dominadoras,como a própria Hera,exercendo seu domínio e proteção a todo assunto relacionado à sua casa e sua família,objetos de sua completa proteção.Porém,seriam implacáveis de modos sutis e sorrateiros,possivelmente usando a lábia e,em alguns casos,até a sedução,para proteger sua família.

ATENA/MINERVA
Deusa da Sabedoria e da Justiça
Como já foi dito,há bastante controvérsia sobre qual seria o verdadeiro equivalente grega de Khalmyr,Deus da Justiça.Até pouco tempo atrás,Khalmyr era o líder de todo o Panteão dos deuses,mas foi deposto por Tauron.Apesar disso,ainda é um dos deuses mais populares do Panteão.
Atena normalmente é vista como a Deusa da Guerra,mas a guerra “justa”,ou seja,aquela guerra que busca um objetivo justo (se é que alguma guerra pode ser considerada assim).Também está em oposição direta a seu irmão Ares,Deus da Guerra,em um conflito perfeitamente semelhante ao conflito entre Khalmyr e Keenn,Deus da Guerra de Arton.
Porém,além de Khalmyr,como Deusa da Sabedoria,Atena também pode ser o equivalente perfeito para Tanna-Toh,Deusa do Conhecimento.Embora conhecimento e sabedoria sejam duas coisas diferentes,a maneira de pensar das duas deusas também é bastante similar.Embora Khalmyr seja o equivalente mais identificável,Tanna-Toh também cobre muitos dos valores de Atena,sendo um possível equivalente.
Tendência: Leal e Boa
Domínios: Conhecimento,Guerra,Bem,Ordem,Viagem
Atena é filha de Zeus e de Métis,a Prudência.Quando Atena estava no ventre de sua mãe,Zeus recebeu um presságio vindo de um oráculo,que dizia que a cria que iria nascer iria destroná-lo,como ele mesmo fizera com Cronos,e como Cronos fizera com Urano,o Céu.Devido a isso,Zeus decidiu tomar uma atitude drástica: devorou completamente a amante,com sua filha no ventre.
Meses após o ocorrido,porém,Zeus sentiu uma fortíssima dor de cabeça,apenas comparável às dores de um parto.Em desespero e agonia,Zeus pediu que Hefestos,Deus dos Ferreiros,usasse seu martelo e quebrasse sua cabeça.De sua cabeça fendida,nasceu Atena,Deusa da Sabedoria,já adulta,como os deuses nascem.
Atena foi agraciada com o título de Deusa da Sabedoria,e patrona da cidade de Atenas.É constantemente hostilizada por Ares,Deus da Guerra,protetor da cidade de Esparta,envolvendo os dois em uma guerra infinita.
Um clérigo de Atena seria um professor sábio,e um grande estrategista militar,além de um filósofo e pensador.Encararia a guerra como um mal necessário,e sempre buscaria a justiça,mesmo ao custo de sangue alheio.

ÁRTEMIS/DIANA
Deusa da Caça e da Lua
Não há uma “deusa da caça” em Arton.Porém,sua personalidade independente e rebelde,sempre em constante mudança,é facilmente reconhecida em Valkaria,Deusa da Humanidade.O aspecto “lua”,em Arton,se reflete em Lena,Deusa da Vida e da Cura,mas tal aspecto é inferior e não condiz com a personalidade das duas deusas,tornando difícil que Lena fosse um equivalente ideal para a Deusa da Caça.Ártemis também é uma deusa independente e poderosa,pois é uma deusa casta e virgem por escolha própria,que se recusa a aceitar submissão de qualquer homem que seja.
Temos também Lupan,Deus Menor dos Caçadores.Porém,por ser masculino,talvez não seja acurado dizer que ele seja o equivalente de Ártemis.
Tendência: Caótica e Neutra
Domínios: Bem,Sorte,Viagem,Terra,Força
Ártemis é filha de Zeus com Leto,e irmã gêmea de Apolo,Deus do Sol.Quando estava prestes a nascer,Hera decidiu se vingar de Leto,pela traição de Zeus: fez com que a deusa Ilítia,sua filha, permanecesse com as pernas cruzadas,o que impedia que o parto fosse realizado na Terra,fazendo com que as horríveis dores se estendessem por nove dias e nove noites,até que Hera finalmente concordasse em permitir que Leto desse à luz Ártemis e Apolo.Ártemis veio ao mundo primeiro,e,ao ver o sofrimento de sua mãe para parir Apolo,ficou horrorizada e decidiu que nunca passaria por tal experiência.Para tanto,pediu para que seu pai Zeus decretasse que ela seria virgem por toda a eternidade.Assim fez Zeus.
Ártemis se tornou a Deusa da Caça,encontrando na corrida da caça e na perseguição da presa seu maior prazer,inimiga ferrenha do machismo e da dominação das mulheres.
Um clérigo de Ártemis (embora fosse estranho ver um homem clérigo de Ártemis,não diria que é completamente impossível) provavelmente seria algo semelhante a um ranger,buscando sempre maiores desafios para enfrentar.Uma clériga seria ainda mais feroz e feminista,lutando por todas de seu gênero.

POSEIDON/NETUNO
Deus dos Mares
Quanto a esse,não há a menor dúvida.Seu equivalente é Grande Oceano,Deus dos Mares de Arton.Ambos representam exatamente os mesmos valores,e até a mesma arma característica (um tridente)
Tendência: Neutro
Domínios: Água,Ar,Animais,Plantas
Poseidon é irmão de Zeus,e,junto com Héstia,Hera,Deméter e Hades,foi devorado pelo pai tão logo nasceu.Quando foi libertado,lhe foi entregue o comando e domínio dos mares.Orgulhoso e dominador,Poseidon normalmente ignora os “intrusos” em seu reino,e presta pouca atenção a assuntos alheios.
Um clérigo de Poseidon pouco se diferenciaria de um clérigo de Oceano,tendo os mesmos valores e objetivos comuns.

ARES/MARTE
Deus da Guerra
Sem a menor dúvida,Ares é a encarnação de Keenn,o Deus da Guerra de Arton.Ambos dividem o mesmo preceito de guerra e destruição.Além disso,sua inimizade com a deusa Atena é lendária,e sendo Atena equivalente a Khalmyr ou Tanna-Toh em Arton,a inimizade procede igualmente.Porém,Ares também é o patrono da cidade de Esparta,enquanto Keenn é patrono do reino de Yuden.Apesar disso,as cidades não são equivalentes,conservando muitos valores diversos,embora ambas sejam voltadas para a arte da guerra.Não que isso vá atrapalhar em algo na equivalência,é claro.
Tendência: Caótico e Maligno
Domínios: Guerra,Mal,Força,Destruição
Ares é filho de Zeus e Hera.Como Deus da Guerra,vive envolvido em conflitos que abrangem diversas cidades gregas,especialmente abençoando Esparta.É inimigo ferrenho de sua meia-irmã Atena,que prega a guerra pela justiça,ao invés da guerra pela conquista.Suas cidades patronas,Esparta e Atenas,eram inimigas ferrenhas,e seus soldados serviam de peões para a guerra dos dois deuses.
Um clérigo de Ares agiria como um clérigo de Keenn,e,caso reconhecesse Khalmyr ou Tanna-toh como Atena,seria especialmente cruel quando lidasse com devotos ou servos dessa divindade.

HERMES/MERCÚRIO
Mensageiro dos Deuses,Deus dos Atletas e Ladrões
Hermes,um deus alegre e esperto,com asas nos pés,sem a menor dúvida seria o equivalente a Hyninn,Deus da Trapaça e dos Ladrões.Sua esperteza e malandragem é notável,tal qual a de Hyninn.
Tendência: Caótico e Bom
Domínios: Viagens,Enganação,Sorte,Conhecimento
Hermes é filho de Zeus e da ninfa Maia,sendo o único bastardo que Hera não odeia.Um dos primeiros atos de Hermes foi roubar o gado de seu irmão Apolo,sendo que,depois,Zeus obrigou-o a devolvê-lo.Porém,Apolo deu o gado a Hermes,e também um cetro chamado Caduceu,em troca da lira que Hermes havia feito com as tripas de um dos bois.
Um clérigo de Hermes provavelmente seria um mensageiro e bardo,que ocasionalmente prega peças em seus semelhantes,mas sem nunca causar grandes danos a alguém.

APOLO/FEBO
Deus do Sol e das Artes
Apolo,possivelmente,seria Azgher,Deus do Sol em Arton.Porém,além de deus do Sol,Apolo também representa as artes,como a música,o teatro e a pintura.Porém,seu perfil não se encaixa bem como a deusa Tanna-Toh,que representa esses aspectos em Arton,sendo Azgher sua contraparte mais certa.Além disso,Apolo também é responsável pelas profecias,sendo sua voz a ser falado através dos oráculos.Por esse aspecto,ele também poderia ser Thyatis,Deus da Ressurreição e das Profecias.Porém,na Grécia Antiga,a ressurreição era algo quase impossível,sendo representada por Pandora,que,embora seja a Deusa da Ressurreição,nunca permitia que ninguém ressuscitasse.Portanto,é certo afirmar que a melhor equivalência para Apolo seria Azgher.
Tendência: Caótico e Neutro
Domínios: Fogo,Sol,Conhecimento,Bem
Apolo é irmão gêmeo de Ártemis,filho de Zeus e Leto.Foi o segundo a nascer,após um longo período de agonia sofrido por sua mãe.Apolo é,no geral,um deus bondoso,que protege aqueles que vivem das artes e se dedicam a ela,além de ser o deus patrono da cidade de Tróia.É tido como o mais belo entre os deuses.
Um clérigo de Apolo seria uma espécie de “clérigo bardo”.Honraria o sol,mas também apresentaria conhecimento e talento para as artes,buscando levar a alegria.Uma certa arrogância e vaidade leves também poderia ser facilmente observada.

AFRODITE/VÊNUS
Deusa do Amor
Afrodite é a Deusa do Amor,um sentimento que não possui uma divindade “oficial” em Arton.O mais próximo que encontraríamos seria Marah,Deusa da Paz,que protege o amor e a alegria,como Afrodite.Porém,em se tratando de personalidade e atitudes,poderíamos compará-la mais a Wynna,Deusa da Magia,uma deusa impulsiva e imprevisível.Porém,como não existia magia na Grécia Antiga como existe em Arton,Marah é a mais indicada.
Tendência: Caótica e Neutra
Domínios: Água,Sorte,Caos
Afrodite nasceu quando Cronos,Deus do Tempo,castrou seu pai Urano e arremessou seus testículos no mar,cujas águas,fecundadas,geraram Afrodite,em uma concha de dentro da qual surgiu a mais bela de todas as deusas.Afrodite é casada com Hefestos,mas tal união foi forçada por Zeus,por chantagem de Hefestos contra Hera.Portanto,Afrodite trai Hefestos com frequência.Como Deusa do Amor,Afrodite defende a união carnal para todos,independente de quaisquer fatores diferenciais.A própria Afrodite teve várias filhos,como Enéias,um dos fundadores de Roma,e Eros (ou Cupido),Deus da Paixão.
Um clérigo de Afrodite seria um defensor ferrenho da paixão,sempre fazendo seu melhor para juntar amantes,fazer a alegria de todos ao seu redor (Niele,a maior maga elfa de Arton,seria uma perfeita clériga de Afrodite).

Além dos Domínios,um clérigo de um desses deuses poderia ter Poderes Concedidos da divindade equivalente à sua contraparte grega.Por exemplo,um clérigo de Ares poderia ter Toque da Ruína (um Poder Concedido de Keenn).Um clérigo de um deus que possa representar tanto um aspecto como outro (como Apolo,que possui aspectos tanto de Azgher como de Thyatis,ou Atena,que ontém partes tanto de Khalmyr como de Tanna-toh),tecnicamente poderia adotar Poderes Concedidos de ambos os deuses.Isso se explica porque,na Grécia Antiga,eles já possuíam uma grande fé nesses deuses sem nunca terem-nos visto,sendo eles distantes demais deles,enquanto em Arton eles praticamente batem à sua porta!Portanto,isso daria um “upgrade” em sua fé,permitindo que extraíssem o máximo de poder da fé em sua divindade.Porém,como sempre,a última palavra é do Mestre.Por exemplo,embora Apolo seja tanto plausível como Thyatis quanto como Azgher,ele não representa o lado da ressurreição de Thyatis,apenas o das profecias.Então,não seria plausível um clérigo de Apolo ter Dom da Imortalidade,mas seria perfeitamente possível ter Dom da Profecia (ambos Poderes Concedidos de Thyatis).
Outro ponto: a Tendência.Por exemplo,no caso de Apolo (realmente,que deus difícil de se lidar...),tanto Azgher como Thyatis são Leais e Bons,mas Apolo é Caótico e Neutro.Ou seja,Apolo poderia ter clérigos Caóticos,enquanto Azgher e Thyatis não podem.Como regra opcional,determine que todos os clérigos de deuses gregos devem possuir o talento Alma Livre,que permite ignorar restrições de Tendência em classes básicas e de prestígio (o que representa a aceitação desses clérigos de deuses gregos em ver seus deuses tão diferentes do que costumavam ver: sólidos e reais,ao invés de distante e introspectivos).
Uma dica adicional: se houverem jogadores que querem jogar Tormenta como clérigos,mas não conhecem os deuses,não seria uma má ideia fazerem-nos assim,como clérigos de deuses gregos.Assim,pra efeitos de regras,seriam clérigos comuns,mas não seriam obrigados a conhecer os deuses do cenário.Recomendado especialmente para jogos rápidos,pois,convenhamos,muito mais pessoas conhecem Zeus do que Khalmyr.
Bem,a matéria vai ficando por aqui.Obrigado a todos que leram,e espero que usem isso em suas mesas de jogo.
Adeus,e que Nimb lhes role bons dados.

(Sortudo,O Bardo Maldito,já mestrou O Covil do Terceiro pra uma meio-elfa-do-mar clériga de Poseidon,apelidada por seus companheiros de “Azulzinha”,com ótimos resultados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário