quarta-feira, 30 de outubro de 2013

RPG - Como Começar?

Bom,rapaziada...hoje,terça-feira,é dia de falar de RPG com o Sortudo!
Na verdade,estou completamente desprevenido aqui,porque me confundi,achando que meu dia seria numa quarta-feira,mas é hoje...então,tou escrevendo meio no improviso,desculpem se eu falar alguma bobagem.
Antes de falar sobre RPG's específicos,eu acho que seria bom eu falar um pouco sobre o RPG em si e,principalmente,desmistificar um pouco o negócio.Porque muita gente que eu chamo pra jogar costuma dizer que não quer "porque não sabe".


Bitch,please.É claro que você sabe jogar RPG!Qualquer um que já tenha brincado de usar a imaginação quando era criança sabe jogar RPG!
As pessoas costumam pensar que RPG é um bicho de sete cabeças,geralmente ficam impressionadas por ver RPGistas com várias manuais de meia tonelada de páginas,dados de várias faces que não conseguem entender como funcionam...
Mas aqui vai um segredinho.Nada disso é ESSENCIALMENTE necessário para jogar RPG.Pelo menos não a verdadeira base do RPG.
Por exemplo,eu mestro uma mesa de RPG por MSN há mais de um ano,e nunca fiz uma única rolagem de dados em todo esse tempo.Também,nenhum dos meus jogadores tem uma ficha cheia de números complicados.Colocar regras ou não,tornar a coisa mais realista ou não,vai de cada grupo,que vão lidando com isso conforme vão jogando.Mas o básico de tudo é a INTERPRETAÇÃO.
RPG significa,literalmente,"Role-Playing Game".Ou seja,"Jogo de Interpretação de Papéis".Não é um jogo de números,de letras,é um jogo de criatividade e atuação.É claro que ter mais conhecimentos sobre as regras pode ajudar,mas essa,absolutamente,não é a parte mais importante do jogo.
Existem grupos e grupos,cada um joga o RPG de sua forma,mas antes de tudo existe a liberdade.Cada grupo pode jogar como bem entender.Já fui bastante criticado por meu primeiro RPG ter sido 3D&T (um RPG nacional,focado principalmente em anime e mangá,e feito principalmente para iniciantes),mas isso tudo é uma grande bobagem.Apenas um completo imbecil se deixa levar por preconceitos como esse.É a mesma coisa que um chocólatra dizer que outro chocólatra é um poser só porque o primeiro chocolate dele foi um Kinder Ovo,ao invés de Sufflair,Laka,Diamante Negro,ou outro desses.
Ou seja,por favor.Se sentem curiosidade em aprender mais sobre o assunto,NÃO SE ACANHEM.Quem ousa vence.Não tenham medo de passar vergonha,se sentir ignorante no meio do jogo.Se o Mestre for bom,ele com certeza vai saber conduzir o jogo de modo que todos ali se divirtam, os iniciantes peguem o jeito da coisa.
Bom,você leu tudo aquilo que eu já escrevi (pelo menos eu espero).Você está pensando "Ok,RPG não é um bicho de sete cabeças.Eu posso e quero jogar.Mas e agora,como eu faço pra começar?".
O Bardo Maldito explica.
Bom,com tudo aquilo,você talvez esteja pensando que é só você ir num grupo que já joga há algum tempo e pedir pra entrar.Embora pareça ser o mais simples,isso pode gerar complicações.Acontece que em grupos fixos,que jogam várias aventuras com continuidade (denominadas "campanhas"),a presença de um novato pode atrapalhar as coisas.Não que eles não queiram ajudar a introduzir alguém ao hobby,mas vamos supor,você entra no meio da sessão do jogo e o Mestre diz: "Vocês acabaram de entrar na Área de Tormenta de Trebuck,domínio de Gatzvalith,o Lorde da Tormenta que derrotou o exército do Reinado na batalha de Forte Amarid".
Quê?Cuma?
Se você não está familiarizado com isso,você pode realmente acabar "perdido" e atrasar a história do grupo.Claro que existem casos e casos,alguns Mestres podem achar um jeito de introduzir novatos na história e fazê-los aprender junto com veteranos,mas esse não é o jeito mais indicado.
Para isso existem aventuras curtas,que podem durar apenas uma ou duas sessões,e onde o Mestre vai,pouco a pouco,mostrando aos jogadores como se pega o jeito da coisa.Junte uns amigos,chame um Mestre com alguma experiência (nem precisa ser muita),e se divirtam enquanto aprendem!
Outra solução,que é mais indicada,embora mais trabalhosa,é você mesmo se tornar Mestre.Se você não puder contar com o apoio de nenhum Mestre para mestrar as primeiras aventuras,o mais indicado é que você leia sobre o assunto e aprenda para poder ser o guia dos seus amigos.Isso é indicado principalmente se você conhece bastante gente que também esteja interessada em jogar,mas não tem experiência: com isso,você e seu grupo vão aprendendo juntos conforme vão prosseguindo.
Para se tornar um Mestre,escolha um jogo primeiro para ler e se familiarizar com o universo RPGista.Se veteranos imbecis falarem pra vocês o mesmo que falaram pra mim,apenas ignorem.Todos somos iguais diante de nosso hobby,é completa ignorância julgar alguém só por isso.
Então,pra isso,você tem que comprar (ou baixar) um livro básico (o livro principal de um jogo),e lê-lo do início ao fim com toda a atenção,até ter tudo na ponta da língua.No fim dessa matéria,vou postar alguns links para download de jogos antigos que podem ajudar iniciantes a se familiarizar com o RPG.
Uma vez aprendido tudo,o resto é resto.Como dizem por aí,a prática leva à perfeição.Comece mestrando de seu jeito,e vendo de sessão em sessão,vá aprendendo o que é conveniente e o que não é.Explore as regras.Faça modificações conforme o que você julga necessário.E,depois de alguma prática,vá vendo outros sistemas,até achar o sistema que é "pra você".RPG não é uma coisa só,existe RPG pra praticamente tudo.Tudo pode ser transferido para RPG,de fantasia medieval a Guerra nas Estrelas,de seriados japoneses antigos até desenhos animados estilo Pica-Pau e Pernalonga,de ratinhos medievais até histórias de horror.
Então...o RPG está lá,esperando para ser jogado.Esperando para levar vocês a um mundo de aventuras.Muitas lutas o esperam.Muitas risadas.Muitas lágrimas,também.
E,sobretudo,muita diversão.
Vamos rolar Iniciativa?

3D&T Alpha (Defensores de Tóquio Terceira Edição Alpha)- RPG baseado em anime,mangá e seriados japoneses.Só precisa de dados comuns de 6 faces,facilmente adaptável para qualquer sistema que você queira.Download aqui: http://www.jamboeditora.com.br/comunidade/downloads/3d&t.zip

Toon - RPG baseado em desenhos animados,como Pica-Pau,Pernalonga,Tom & Jerry,entre outros desse estilo.Só precisa de dados comuns de 6 faces,vem acompanhado de uma aventura pronta para ser jogada,e várias ideias para outras aventuras.Download aqui: http://www.mediafire.com/?3wbzmzimg1m

Advanced Defensores de Tóquio - RPG baseado em heróis de tokusatsu,como Jiraiya,Jaspion,Ultraman,Changeman,entre outros.Só precisa de dados comuns de 6 faces,bastante satírico e fácil de se entender.Download aqui: http://www.4shared.com/document/eGr6cK64/Klauz_-_Advanced_Defensores_de.html?

Supernatural 3D&T - Baseado na série de TV Supernatural.Não é necessário ler o manual 3D&T para jogá-lo,com regras para personagens de vários tipos,e uma aventura pronta acompanhando.Aliás,esse fui eu quem escrevi.Download aqui: http://www.4shared.com/office/kfsM8sgN/Supernatural_3DT_2.html

Um comentário:

  1. Bom dia,

    vi que seu site oferece arquivos para baixar. O Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS! Porque não usa nosso site para hospedar os arquivos da bardomaldito?

    ResponderExcluir